Referências

Entrevistados: 

1. Helena Gozzano

Graduada em Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (Uniso), especialista em Ciências Humanas e editora do caderno Ela, do jornal Cruzeiro do Sul.  

2. Bruna Bauer 

Jornalista, editora dos sites das revistas Elle, Manequim e Estilo e autora do blog de gastronomia “Prato do Dia”.  

3. Natália Clementin 

Graduada em Jornalismo pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilagos), especialista em Comunicação e Tecnologia em Interfaces Digitais pela Faculdade COC, autora do “Blog da Nala” e do “Blog das Meninas”.

4. Guilherme Cury  

Graduado em Publicidade e editor do blog “Moda para Homens” (www.modaparahomens.com.br). 

5. Lúcia Castanho Barros Rampini 

Graduada em Artes Plásticas pela faculdade Santa Marcelina e mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela universidade Mackenzie.  

6. Marilda Costa  

Graduada e mestre em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). 

7. Adriane Hagedorn

Graduada em Negócios da Moda pela universidade Anhembi Morumbi e uma das editoras do blog “Pestiscos” (www.juliapetit.com.br). 

8. Mariana Domitila Padovani Martins Cesari Rizzo  

Técnica em Moda e Estilismo pela escola Pro Arte graduada em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC), graduanda em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Cultural pela Uniso. 

9. Flávio Tenguan 

Graduado pela universidade Santa Marcelina, produtor de moda por três anos na Revista Bianchini e autor do blog “Flashionews” (https://flaviotenguan.blogspot.com/).  

10. Heloisa Gomes

Graduada em jornalismo pela Puc e autora do blog “Sanduiche de Algodão” (www.sanduichedealgodao.com.br). 

11. Maíra Goldschmidt 

Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista e editora do site “Chic”, de Glória Kalil. 

12. Jonas Fávaro 

Estudante do Ensino Médio da cidade de São Pedro/SP. 

13. Patrícia Moraes Ribeiro  

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Prudente de Moraes e mestre em Comunicação na área de Cultura Midiática e Grupos Sociais pela Universidade Paulista (Unip). 

14. Cláudio Gravina 

Graduado em Ciências Sociais pela Ponticífia Universidade Católica (PUC) e mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso) . 

15. Lukas Godoy  

Graduado em Publicidade pelo Centro Universitário de Curitiba (UniCuritiba) e editor-chefe do site “Homem Moderno.com” (www.homemmoderno.com).  

16. Pedro Zille Dutra  

Graduado em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (USC), mestre em Educação pela Uniso e coordenador dos cursos de Graduação em Hotelaria e Estética na Uniso. 

17. Juliana França 

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (Unip).  

18. Andrea Sanhudo

Graduada em Jornalismo pela Universidade do Valo do Rio dos Sinos (Unisinos) e mestre em História pela Pontifica Universidade Católica  (PUC).

 

 

 -----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Sites, livros, artigos e dissertações:

  

ABIT. ABIT apoia 30ª edição da São Paulo Fashion Week. Disponível em: <https://www.abit.org.br/site/noticia_detalhe.asp?controle=2&id_menu=20&idioma=PT&id_noticia=3019&tipo=2&> S/d. Acesso em: 14 abr. 2011. 

 

ALVES. Rosental Calmon. Jornalismo digital: Dez anos de web… e a revolução continua. In: Comunicação e Sociedade, vol. 9-10, pp. 93-10, 2006. Disponível em: <https://revcom2.portcom.intercom.org.br/index.php/cs_um/article/viewFile/4751/4465>. Acesso em: 05 mai. 2011.

 

ASSIS, Francisco de. O jornalismo que não é notícia: a produção de variedades no jornal Valeparaibano. XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, Juiz de Fora, Minas Gerais. 2007. Disponível em: <https://www.aligattor.com.br/cdromparacongresso/resumos/R0262-1.pdf>. Acesso em: 05 out. 2010.

 

BBC BRASIL. SuperPotência: Qual é o futuro da internet?. 16 mar. 2010. Disponível em: <https://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/03/100315_futurodaweb_ba.shtml>. Acesso em: 12 mai. 2011.

 

BAILLEUX, N. REMAURY, B. Modes et Vêtements. Galimardi. 1995.

BANCO DO BRASIL. Revista: a Intimidade com o Leitor. Disponível em: <https://www.bb.com.br/portalbb/page251,138,2517,0,0,1,6.bb?codigoMenu=5253&codigoNoticia=6748&codigoRet=5257&bread=3>. S/d. Acesso em: 26 abr. 2011.

 

BARNARD, Malcom. Moda e Comunicação. São Paulo: Rocco, 2003.

 

BLOG DA THÁSSIA. Look do dia: Leopard Print. 26 jan. 2011. Disponível em: <https://www.blogdathassia.com.br/br/look-do-dia-leopard-print/>. Acesso em: 05 mai. 2011.

 

BUITONI, Dulcília Schroeder. Imprensa Feminina. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1990.

 

CAMPOS, Ivelise Fortim de. O que é cybervoyeurismo. In: Vya Esteler. S/d. Disponível em: <https://www2.uol.com.br/vyaestelar/cybervoyeurismo.htm>. Acesso em: 02 mai. 2011.

 

CASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet: reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. São Paulo: Editora, 2001.

 

CIDREIRA, Renata Pitombo. Jornalismo de moda: crítica, feminilidade e arte. Bahia, 2007. Disponível em: <https://www.ufrb.edu.br/reconcavos/n01/pdf/renata.pdf>. Acesso em 12/02/10 Acesso em: 20 nov. 2009.

 

FARIAS, Emília Maria Peixoto. A neologia por composição no universo discursivo da moda. Ceará. 2001. Disponível em: <https://74.125.155.132/scholar?q=cache:BFMY1-39MIUJ:scholar.google.com/&hl=pt-BR&as_sdt=2000&sciodt=2000>. Acesso em: 17 ago. 2010.

 

FERREIRA, Rosana. Crise faz consumo de luxo virar clandestino. Mulher: 16 fev. 2009. Disponível em <https://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI3578241-EI1377,00-Crise+faz+consumo+de+luxo+virar+clandestino.html>. Acesso em: 07. mai. 2011.

 

F/NAZCA. Brasil tem 81,3 milhões de internautas em ação. Disponível em: <https://www.fnazca.com.br/index.php/2010/11/29/brasil-tem-813-milhoes-de-internautas-em-acao/>. 2010. Acesso em: 25 abr. 2011.

 

FOLHA.COM. Descubra o endereço IP de seu computador na internet. 08 mar. 2002. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u9463.shtml>. Acesso em: 16 abr. 2011.

 

FOLHA.COM. "Internet é democracia e não pode ser controlada", diz Al Gore. 18 jan. 2011. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/tec/862283-internet-e-democracia-e-nao-pode-ser-controlada-diz-al-gore.shtml>. Acesso em: 29 abr. 2011.

 

FOLHA.COM. Procura por sites de compras coletivas sobe 30% em setembro, diz pesquisa. 08 nov. 2010. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/827340-procura-por-sites-de-compras-coletivas-sobe-30-em-setembro-diz-pesquisa.shtml>. Acesso em: 09 abr. 2011.

 

FOLHA.COM. Quase 60% dos internautas visitaram sites de vendas em dezembro. 02 fev. 2011. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/869526-quase-60-dos-internautas-visitaram-sites-de-vendas-em-dezembro.shtml>. Acesso em: 16 abr. 2011.

 

FREITAS, Hélio. Nem tudo é notícia: o grupo Folha na internet. Dissertação do curso de pós-graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista, 1999. Disponível em: <https://www2.metodista.br/unesco/helio/index.htm>. Acesso em: 17 abr. 2011.

 

G1. Número de usuários de computador vai dobrar até 2012. 09 nov. 2007. Disponível em: https://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL175349-6174,00.html. Acesso em: 13 abr. 2011.

 

G1. Vestido de estilista brasileira usado por Kate Middleton já está esgotado. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/vestido-de-estilista-brasileira-usado-por-kate-middleton-ja-esta-esgotado.html>. 21 nov 2010. Acesso em: 26 abr. 2011.

 

HINERASKY, Daniela Aline. Jornalismo de moda: questionamentos da cena brasileira. Rio Grande do Sul. 2006. Disponível em: <https://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1428-1.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2009.

 

HINERASKY, Daniela Aline; FLORES, Ana Marta Moreira. Os editores de moda “em revista”: um estudo de caso sobre o site Erika Palomino e a revista Elle. Anais Intercom Sul 2009. Blumenau, 28 a 30 de maio de maio 2009. Disponível em: <https://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1428-1.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2010.

 

HINERASKY, Daniela Aline. Jornalismo de moda no Brasil: da especialização à moda dos blogs. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/32622943/Jornalismo-de-moda-no-Brasil-da-especializacao-a-moda-dos-blogs>. Acesso em: 11 fev. 2011.

 

ICQ. The ICQ Story. Disponível em: <https://www.icq.com/info/story.html>. S/d. Acesso em: 26 abr. 2011.

 

IG. “Mercado da moda se profissionaliza e vira opção de carreira”. Disponível em: <https://economia.ig.com.br/carreiras/mercado+da+moda+se+profissionaliza+e+vira+opcao+de+carreira/n1237971422526.html>. 28 jan. 2011. Acesso em: 06 abr. 2011.

 

JOFFILY, Ruth. O Jornalismo e a Produção de Moda. São Paulo: Nova Fronteira, 2001.

 

LACERDA. Mirella. A Era do Consumo Coletivo. Disponível em: <https://www.modalogia.com/2010/08/17/a-era-do-consumo-seletivo-%E2%80%93-por-mirela-lacerda/>. S/d. Acesso em: 22 abr. 2011.

 

LEÃO, Joelma. Os “bureaux de style” e sua ótica sobre a produção de moda. In: WAJNMAN, Solange; ALMEIDA, Adilson José. Moda, Comunicação e Cultura. São Paulo: Arte e Ciência Editora, 2005, p. 63-72.

 

Leia Moda. Moda deve movimentar R$ 136 bilhões em 2011. Disponível em: <https://www.leiamoda.com.br/leiamoda/content/materia.php?idText=5362&secao=modanobolso>. 04 fev. 2011. Acesso em: 14 abr. 2011.

 

MANEQUIM, Revista. A história do biquíni. Disponível em: <https://manequim.abril.com.br/moda/historia-da-moda/historia_da_moda_277935.shtml?page=page2>. S/d.  Acesso em: 18 set. 2010.

 

MATTOSO, Guilherme Queirós. Internet, jornalismo e weblogs: uma nova alternativa de informação. Disponível em: <https://www.bocc.ubi.pt/pag/mattoso-guilherme-webjornalismo.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2011.

 

MOREIRA, Sonia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, Jorge (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

 

OFICINA BRASILEIRA DE CLIPPING. Valor econômico – Tecnologia e Comunicação. São Paulo, 27 jul. 2010, p. B3. Disponível em: <https://www.oficinadeclipping.com.br/telas/noticias/Conteudo-Integral.aspx?i=mJOfaIMXrEUb20d+Nj+HcQ==&c=+4phzlMCFLu88hEFUWn9jg==>. Acesso em: 02 mai. 2011.

 

PALAZI, Ana Paula; OCTAVIANO, Carolina Izzo. Apropriação jornalística do Twitter: uma visão segundo modelo de Otto Groth. S/d. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo pela USP (Universidade de São Paulo), 2009. Disponível em: <https://sbpjor.kamotini.kinghost.net/sbpjor/admjor/arquivos/ana_paula_palazi%3B_carolina_izzo_octaviano.pdf>. Acesso em: 05 mai. 2011.

 

PEREIRA, Luis Fernando da Rocha. O adiantado do minuto: a internet e os novos rumos do jornalismo. Disponível em <https://www.bocc.ubi.pt/pag/_texto.php?html2=pereira-luis-novos-rumos-do-jornalismo.html>. S/d. Acesso em 19 abr. 2011.

 

RECUERO, Raquel da Cunha. Warblogs : Os Blogs , a Guerra no Iraque e o Jornalismo Online. Disponível em: <https://www.pontomidia.com.br/raquel/warblogs.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2011.

Retondar, Anderson Moebus. Sociedade de Consumo, Modernidade e Modernização. São Paulo: Annablume, 2007. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=6hCv_zSLl2YC&printsec=frontcover&dq=Sociedade+de+consumo,+modernidade+e+globaliza%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&ei=rI_JTbK8F4fegQf41YnjBQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CCoQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 22 abr. 2011.

 

ROLON, Camila Cemin. It girls: Quem são essas garotas que tanto influenciam esta geração. S/d. Disponível em: <https://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~19455~n~it+girls+quem+sao+essas+garotas+que+tanto+influenciam+esta+geracao.htm>. Acesso em: 23 abr. 2011.

 

SIGNATURE 9. 99 MOST INFLUENTIAL FASHION BLOGS AND BEAUTY BLOGS. S/d. Disponível em: <https://www.signature9.com/style-99>. Acesso em: 19 abr. 2011.

 

SILVA, Fernando Moreno. Blog: uma leitura do voyeurismo às avessas. Estudos Linguisticos. São Paulo, n. 37, set – dez 2008. Disponível em: <https://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/37/EL_V37N3_23.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2011.

 

SOARES, Murilo César; OGASSAWARA, Juliana Sayuri. A moda na mídia: o espetáculo da São Paulo Fashion Week na imprensa. Revista Communicare. São Paulo, v. 09, nº 1, 2009. Disponível em: <https://74.125.155.132/scholar?q=cache:qegTISUgjsEJ:scholar.google.com/+cobertura+jornalistica+spfw&hl=pt-BR&as_sdt=2000>. Acesso em: 21 fev. 2010.

 

TORRE. Luigi. Blogueiros viram celebridades nas semanas de moda. In: FFW. 10 fev. 2010. Disponível em: <https://ffw.com.br/noticias/blogs-assumem-posto-de-celebridade-nas-semanas-de-moda/>. Acesso em 12 abr. 2011.

 

UOL. Bate papo com Constanza Pascolato. Disponível em: <https://tc.batepapo.uol.com.br/convidados/arquivo/moda/ult1751u118.jhtm>. 29 jun. 2009. Acesso em: 19 abr. 2011.

 

UOL. Bate papo com Lilian Pacce. Disponível em: <https://tc.batepapo.uol.com.br/convidados/arquivo/moda/lilian-pacce-fala-de-tendencia-para-inverno-e-cre-em-barateamento-da-moda-sustentavel.jhtm>. 17 mar. 2010. Acesso em: 19 abr. 2011.

 

VANDRESEN, Monique; LUZ, Carolina da Rosa. A Comunicação e a Moda na Imprensa Brasileira do Século XX. Florianópolis, 2006. Disponível em: <https://www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume1/numero1/moda/monique_comunicacao.doc>. Acesso em: 21 fev. 2010.

VEJA. Eu me amo, eu me amo.... 2004. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/especiais/homem_2004/p_022.html>. Acesso em: 05 mai. 2011.

 

VIA MULHER. Tendência de estampas de oncinha! 01 mar. 2011. Disponível em: <https://vilamulher.terra.com.br/marizetems3/tendencia-de-estampas-de-oncinha-9-6214855-142814-pfi.php>. Acesso em: 06 mai. 2011.

 

Vieira, Giselle Godoi. A atuação do jornalismo frente à formação de novas tribos urbanas. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Santos, 29 de agosto a 02 de setembro de 2007. Disponível em: <https://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1403-2.pdf>. Acesso em: 27 de abr. 2011.

 

VOTE BRASIL. Estratégia vencedora de Barack Obama de investir em sites como o Twitter é espelho para os presidenciáveis brasileiros. 03. Mai. 2010. Disponível em: <https://www.votebrasil.com/noticia/politica/estrategia-vencedora-de-barack-obama-de-investir-em-sites-como-o-twitter-e-espelho-para>. Acesso em: 28 abr. 2011.

 

Youtube. WGSN Macrotrend – JPEG. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=htLZoM5Qc74>. Acesso em: 25 abr. 2011.

 

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. 5ª ed. Lisboa: Editora Presença, 1999. Disponível em: <https://jornalismouninove.com.br/livros/mauro_wolf_teorias_da_comunicacao.pdf>. Acesso em: 13 mai. 2010.