Apresentação:

Foi-se o tempo em que a moda era um assunto tratado apenas nos meios de comunicação ditos tradicionais, como rádio, televisão e impresso. Atualmente, ela é uma realidade, também, na internet, prova isso é a verdadeira explosão de páginas de marcas de roupas e acessórios, portais de vendas pela web e, ainda, blogs e sites que se destinam a informar sobre as mudanças do mundo da moda.

Se você pensa que praticamente todos os assuntos foram parar dentro de uma tela, está correto, já que esse parece ser um caminho natural da comunicação. O casamento da instantaneidade da rede, a facilidade em encontrar e ter contato com o conteúdo desejado, a possibilidade de unir texto, foto, áudio e vídeo numa só plataforma e da interação praticamente em tempo real, ao que tudo indica, deu certo. Pelo menos no caso do jornalismo de moda, que já é uma realidade no universo online.

Afinal, quem nunca precisou recorrer a um site de buscas para encontrar um passo-a-passo sobre como dar um nó em gravata? Saber qual é o "must have", ou seja, o item que é tendência, da estação? Ver imagens do desfile daquela marca que mais gosta? Ou, até mesmo, saber qual é a roupa mais adequada para ir a uma formatura em que o convite diz "traje social completo"? Diferente de outros meios, a mídia internet e suas inúmeras ferramentas de comunicação permitem que as pessoas que desejam ter acesso a essas informações façam isso com a rapidez de um clique.

Como a web permite, unimos palavras, ilustrações, fotos, vídeos e áudios neste site. Há, ainda, a possibilidade de "clicar" nos links em tom de vermelho dispostos ao longo do texto para ler uma reportagem citada na íntegra ou ver uma imagem ampliada, por exemplo  Além disso, é possível iniciar a leitura por onde o internauta bem desejar, no entanto, sugerimos a você um roteiro para acessar o livro-reportagem. Segui-lo ou não fica a seu critério:  

  • O ponto de partida  
  • Rumo ao webjornalismo   
  • Durante o percurso   
  • A caminho do futuro